segunda-feira, 14 de março de 2011

Musicoterapia

Terapia musical


O que é?




A musicoterapia é um tratamento médico que usa a música em todas as suas formas, activa ou receptiva por parte do paciente. Este tipo de terapia usa unicamente melodias “tristes” ou “felizes” para curar ou reduzir vários problemas de saúde.

 

 

Como funciona?


 
A ideia básica é reconhecer que muitas das doenças tem  origem no cérebro, que transmite a uma parte do corpo que Embora esta terapia já seja conhecida desde a década de 40 do nosso século, é utilizada como um ramo da medicina de recuperação do equilíbrio fisiológico, psicofísico, emocional e mental, ajudando assim as pessoas. Hoje é aplicada principalmente em desequilíbrios nervosos, alcoolismo, drogas e como prevenção do suicídio em doentes com distúrbios psicológicos.
reproduz um determinado estímulo da doença. A música estimula o cérebro que irá conduzir a um abrandamento ou cancelamento de doenças. 
O esquema base de trabalho com esta terapia envolve três aspectos:
1.       Interacção positiva do paciente com outros seres;
2.       A taxa de auto-emprego como um gerador de energia e da ordem;
3.       Motivação para o desenvolvimento da auto-estima, com técnicas que resultam em sentimentos individuais de auto-realização, auto-confiança e satisfação.
A musicoterapia actua como motivação para o desenvolvimento de auto-estima nos pacientes, com técnicas que resultam em sentimentos individuais de auto-realização e auto-confiança.
O ritmo, o elemento básico, serve para orientar os processos de estímulo psicomotor que promovem a execução de movimentos controlados (movimento de sensibilização para experiencias de espaço através do corpo).
Através da nossa própria voz podemos projectar ao paciente a frequência de ressonância correcta e retomar a sua frequência normal

Sem comentários:

Enviar um comentário