segunda-feira, 2 de maio de 2011

Coaching

Coaching


O que é o Coaching?


Muita gente confunde Coaching com Formação. Essa confusão deriva, em grande parte, do facto de muitas pessoas pensarem que o Coaching é a actividade do “Coach=Treinador”. Efectivamente, à semelhança de um treinador, o Coach também está centrado em, que o seu Coachee (Cliente) obtenha bons resultados mas, efectivamente, um Coach não é um Formador ou Treinador. 
Numa relação de Coaching, não é o Coach que estabelece os objectivos que o cliente deve atingir, não é o Coach que ensina ou define os padrões do que está certo ou errado, não é o Coach que avalia o que são bons ou maus níveis de desempenho do cliente. O Coach não ensina, o Coach facilita a tomada de consciência, a identificação de potencial, a obtenção ou reforço da auto-estima, a definição de objectivos, a elaboração e monitorização de planos de acção para performance do seu Coachee.
O Coaching conduz ao êxito, à autonomia, à auto-realização e à performance profissional e organização. 
Consistindo o Coaching num processo de co-criação de novas possibilidades, não há dois momentos de Coaching iguais.
Partindo de uma dinâmica de auto-consciência, de estabelecimento de metas, de elaboração e colocação em prática de planos de acção, o Coach é um elemento facilitador, que favorece uma dinâmica de transformação pessoal e mudança do Cliente.
O Coaching contém, em si mesmo, uma caminhada de análise, reflexão, desafio e operacionalização.
Ao potenciar a visão, a tomada de decisão e a concretização, o Coaching promove na mudança efectiva.
Existem hoje diversos domínios de intervenção do Coaching. O Coaching Executivo, aquele que é levado a cabo em contexto profissional, é uma das áreas operacionais em que o Coaching está mais desenvolvido.
   Através do Coaching Executivo, o Decisor/Profissional passa a conseguir não só definir metas pessoais e profissionais com maior clareza, como também a desfrutar da concretização das mesmas. Este facto proporciona o aumento da sua auto-estima e, consequentemente, uma energia renovada, que se reflecte igualmente na capacidade de inspirar e motivar a sua equipa.
Através do Coaching, os Clientes adquirem maior consciência do seu potencial, das suas reais competências e dos seus limites, reajustando-se de forma progressiva e descobrindo o prazer de sair da sua zona de conforto, de modo a tornarem-se capazes de enfrentar novos desafios.
O Coaching é um poderoso processo de desenvolvimento pessoal e profissional, que consiste na co-criação de novas possibilidades.

Competências do Coaching


Estabelecimento da Fundação:

Seguir os princípios éticos e profissionais – compreender os standards e ética de Coaching e capacidade para aplica-los adequadamente em todas as situações de Coaching;
Estabelecer o contrato do Coaching – capacidade de compreender o que é exigido na interacção específica de Coaching e de chegar acordo com o novo cliente sobre o processo de Coaching e relacionamento;

Co-criando o Relacionamento:

Estabelecer confiança com o Cliente – capacidade de criar um espaço seguro, um ambiente favorável, que permita progressivamente o respeito mútuo e a confiança;
Marcar presença – capacidade para ser plenamente consciente e criar espontaneamente um relacionamento com o cliente, empregando um estilo aberto, flexível e confiante;

Comunicar eficazmente:

Escuta activa – capacidade de se concentrar totalmente naquilo que o cliente está a dizer ou a omitir, de forma a compreender o significado do que é dito no contexto dos desejos do Cliente, e para apoiar a auto-expressão do mesmo;
Perguntar revelador – capacidade de fazer perguntas que revelem informações necessárias para o máximo benefício do relacionamento de Coaching e do Cliente;
Comunicação directa – capacidade de comunicar eficazmente durante as sessões de Coaching, bem como de utilizar a linguagem que tem o maior impacto positivo no Cliente;


Facilitar a aprendizagem e os resultados:

Desenvolver a consciencialização – capacidade de integrar e avaliar com precisão as múltiplas fontes de informação, e para fazer interpretações que ajudam o Cliente a ganhar consciência e, consequentemente, a alcançar os resultados pré-estabelecidos;
Definir planos de acção – capacidade de criar com o Cliente oportunidades de aprendizagem contínua, durante o Coaching nas situações trabalho/vida, e para proporcionar a tomada de novas acções que irão conduzir eficazmente aos resultados de Coaching pré-estabelecidos;
Planeamento e estabelecimento de objectivos – capaz de desenvolver e manter um plano eficaz de Coaching com o Cliente;
Acompanhar o progresso e auto-responsabilização - capacidade de manter a atenção sobre o que é importante para o Cliente, e para deixar a responsabilidade ao Cliente para tomar medidas.

 

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