segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acupunctura

Acupunctura

O que é?

    
   A acupunctura é um ramo da medicina chinesa e um método de tratamento neurológico segundo a O.M.S (Organização Mundial de Saúde).
   Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “pontos de acupunctura” ou “acupontos”.
   O nome causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas, mas na verdade os acupontos podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), ventosa, aquecimento, laser ou por estimulação permanente (stiper).

História


                A história da acupunctura confunde-se com a história da Medina chinesa. Os seus primórdios remontam à pré-história chinesa. A linguagem de escrita milenar permitiu a continuidade do conhecimento. Posteriormente, outros países orientais contribuíram para o desenvolvimento das técnicas de acupunctura. As notícias sobre acupunctura no ocidente chegaram com os primeiros exploradores europeus que visitaram o Império Chinês, ainda na idade média.

Mecanismos de acção da acupunctura


Dentro do conhecimento actual de fisiologia, a Acupunctura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da actividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou supra-segmentar.
Os efeitos da acupunctura são conduzidos através dos nervos. Muitos pontos da acupunctura correspondem a locais de penetração das fibras nervosas dos músculos, 309 pontos estão localizados sobre terminações nervosas e 286 pontos estão localizados sobre os principais vasos sanguíneos, rodeados pela enervação própria dos vasos sanguíneos (Nervi vasorum). Alguns dos acupontos correspondem aos pontos gatilho, que são pontos localizados na musculatura, sensíveis ao toque e que condicionam o surgimento de sintomas à distância, como dores de cabeça, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário