segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Xamanismo

Xamanismo
Entrevista com Rosa Rezende


O que é o Xamanismo?

Dentro da antropologia é o estudo de culturas primitivas, sempre com uma liderança espiritual.
 Os estudos datam a existência destas práticas espirituais acerca de 60 mil anos (desenhos de cavernas, utensílios, esqueletos).

O que representa o xamã dentro dessa cultura?

Ele possuía a liderança por hierarquia, por sucessão.
O xamã era aquele que venceu a si mesmo, já passou por auto-cura, ritos e venceu desafios para, a partir de então, curar no outro o que já curou em si mesmo.

Quais as práticas de cura?

O xamã tinha a Natureza como Deus, encontrava o remédio nas plantas, ervas, os 4 elementos (Terra; Ar; Fogo; Água) e em estados alterados de consciência quando a cura era energética e espiritual.

Qual o principal conceito de Xamanismo?

Ancestralidade (sempre honrando a sabedoria do idoso); Profundo respeito pela Natureza por entender que tudo é uma imensa corrente de vida; Entender que todos temos o direito de estar no planeta dentro dessa grande teia de vida.
A essência do Xamanismo é matriarcal, porque tem a Natureza como uma divindade que permeia em nosso redor em tudo e no todo e a Terra é a nossa mãe que nos acolhe dentro do caminho vermelho (a nossa jornada terrena).


Qual a sua visão do Xamanismo?

É a simplicidade em que um indivíduo resgata a sua essência e a sua energia quando passa a ter consciência de que ele tem um pai que é o Céu, uma mãe que é a Terra, uma avô que é o Sol, uma avó que é a Lua, o irmão Vento, as irmãs Estrelas, e a relação emocional com a natureza e todas as espécies de vida, como por exemplo, povo alado, povo em pé, povo de quatro patas, povo rastejante e o povo das pedras.

Qual o Xamanismo que se pratica nos dias de hoje?

É o Neo-Xamanismo ou Xamanismo Urbano, trazer para o nosso quotidiano o respeito pela Natureza, passeios ao ar livre, ir à praia, ver a alquimia nos alimentos, a força nas ervas, chãs naturais, banhos de ervas e comungar com tudo isso, meditar no entardecer, anoitecer, apreciar a beleza do céu, falar com as estrelas e encontrar respostas em Deus habita tudo isso.

Porque é que escolheu o Xamanismo e não outro tipo de terapia alternativa?

Pela simplicidade e pelo espírito de liberdade de ser aquilo que somos.
O Xamanismo te convida a fazer uma escolha entre o “ser” e o “ter”. O “ter” é o capitalismo selvagem e o “ser” são as minhas competências a habilidades humanas, reflectir o que de facto faço com o meu tempo, a minha vida e a minha energia.

Se pudesse definir xamanismo numa frase, qual seria?

Liberdade de ser

Sem comentários:

Enviar um comentário