segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Neuróbica

Neuróbica


Esta terapia consiste na ginástica do cérebro. A Neuróbica é um conceito relativamente recente que tem vindo a ser desenvolvido como consequência dos últimos avanços das Neurociências. Nesta actividade pretende-se proporcionar um espaço para o exercício da mente, tal como se fosse uma actividade física regular ou uma ida ao ginásio.
Esta terapia é fundamentada na crença de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, é necessário que seja treinada, estimulada e desenvolvida.
Uma descoberta dentro das Neurociências veio revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão das suas conexões. Não se trata de acrescentar novas actividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que se realiza diariamente.
Esses exercícios ajudam a estimular a produção de nutrientes que desenvolvem as células do cérebro, tornando-o mais jovem e forte, podem ser realizados em qualquer lugar, a qualquer hora.
Assim, como os exercícios físicos ajudam a manter a sua forma física, a Neuróbica pode ajudar a melhorar a sua capacidade cerebral. O seu objectivo é proporcionar-lhe uma maneira equilibrada, agradável e confortável de estimular o seu cérebro.
O programa de exercícios desta terapia oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de sentidos – visão, olfacto, tacto, paladar e audição, além dos “sentidos” emocional e social.


Benefícios da Neuróbica


Desenvolver os lobos frontais do cérebro:

Esta zona está envolvida no planeamento e na criatividade. O primeiro exercício que a Neuróbica propõe consiste em escrever ou desenhar uma história. Sente-se no sofá, encoste-se e imagine-se algures no futuro ou num outro planeta.
O objectivo é afastar-se do presente e do local onde está, através da imaginação. Quanto mais ricas forem as imagens mentais melhor será para as células nervosas envolvidas.

Desenvolver a memória


Este exercício envolve quase todo o cérebro. Sente-se confortavelmente, afastando as recordações negativas e reconstruindo mentalmente a história da sua infância.
Junte pedaços de recordações e forme uma narrativa coerente. Tente lembrar-se dos cheiros, sons, locais, animais e pessoas que fizeram parte do seu passado e, por fim, escreva essa história para reforçar as suas recordações.


Desenvolver o hemisfério esquerdo (envolvido nos raciocínios lógicos)


Imagine objectos e, mentalmente, deforme-os, altere-lhes o peso e a textura (como por exemplo, uma pêra quadrada ou com anéis à volta como Saturno).
Puxe pela imaginação e brinque com formas, medidas e pesos.


Desenvolver a percepção

Pegue em objectos que lhe sejam familiares, feche os olhos e visualize-os mentalmente, utilizando o tacto para detectar a textura, ângulos, forma, peso e temperatura. Este exercício envolve várias áreas sensoriais.


Desenvolver o córtex cerebral

De olhos fechados escreva o seu nome numa folha. De seguida tente escrever palavras e frases cada vez mais complexas.
Não se preocupe com o resultado final, pois o objectivo é que o córtex visual desenvolva um maior esforço, melhorando a sua percepção visual.


21 Dicas para montar o seu treino

O desafio da Neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria acções automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:
1-Use o relógio de pulso no braço direito;
2-Ande pela casa de trás para frente;
3-Vista-se de olhos fechados;
4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado;
6-Veja as horas num espelho;
7-Troque o rato do computador de lado;
8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;
9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos quotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjectivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;
12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçon ou chefe;
13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objectos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;
14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer actividade que nunca tenha tentado antes.
16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças correctas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;
17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;
18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;
20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;
21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma actividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?

Sem comentários:

Enviar um comentário